Experiência com projeto
Em agosto de 2002, foi realizado um projeto com duas turmas de 5ª séries, envolvendo as disciplinas de Educação Artística, Educação Física e Português. O tema do projeto foi “Construindo Jogos com Sucata”
Cada professor pode trabalhar com o projeto, integrando-o aos conteúdos de sua disciplina de forma natural, já que o currículo é flexível, . A Educação Física desenvolveu o lúdico, a Educação Artística a evolução do desempenho artístico e o Português o trabalho de redação e todo seu desenvolvimento.
· Os alunos fizeram pesquisas em livros e internet;
· Escolha do jogo que iriam criar;
· Descreveram o jogo e criaram as regras;
· Escreveram redações contando a história de seu jogo;
· No Laboratório de Informática usaram o Paint para criar a arte gráfica do jogo, no Editor de Texto digitaram as regras, a descrição dos jogos e suas redações.
· Ao final do projeto fizeram a apresentação e aplicação dos jogos criados e sua funcionalidade entre os colegas da turma.
A contribuição da tecnologia no desenvolvimento desse projeto foi significativo. Os alunos usaram o computador para pesquisar, digitar, desenhar, fazendo uso de um recurso diferenciado do dia-a-dia da sala de aula.
O computador despertou nos alunos um poder de atração, interesse e a capacidade de relacionar positivamente uns com os outros. Tornando-se por tanto, um instrumento mobilizador de disciplina, cooperação, socialização e organização. O crescimento do grupo, enquanto pessoas que compartilham um espaço socialmente, avançou de forma satisfatória em poucas horas de convivência e trabalho.
A mobilização de recursos tecnológicos e do potencial de criação que se revela através do ato exploratório, resultou em trabalhos belíssimos, sensíveis, reveladores do alto nível artístico que possuímos em nossa escola.
Luisa da Rocha
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