Páginas

17 de ago. de 2009

"Unidade-4" sub-tema: "Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto".

Experiência com projeto
O trabalho com projeto para dar certo é preciso que todas as disciplinas envolvidas e professores trabalhem integrados. Na EJA conseguimos realizar alguns projetos, pois o grupo é unido e todos se dedicam. Além do trabalho realizado este ano com a mina colega Silvia, citado por ela que foi muiiiito gratificante, desenvolvemos outros com a Eja o ano passado. A atividade desenvolvida foi um projeto sobre Consciência Negra, em novembro de 2008. Os alunos do turno da noite, EJA, participaram de diversas atividades em sala de aula, nas disciplinas de Português, Geografia, História, Artes com trabalhos de localização, poemas africanos, história e desenhos. No Labin, foi feito uma pesquisa sobre as comidas típicas o que culminou em livros de receitas (História, Português e Artes) expostos na noite cultural. Além disso, os alunos apresentaram as comidas típicas, pratos feitos por eles e declamaram, trouxeram uma roda de capoeira e outras apresentações dirigidas pelos professores.
Os conteúdos foram integrados nas disciplinas de uma forma adaptada, não se forçou nada, cada professor foi trabalhando o tema durante suas aulas, com culminância na Noite Cultural. Nenhum professor parou de trabalhar seu conteúdo, somente acrescentou dados sobre a cultura africana de acordo com o que podia trabalhar. E na semana, antes da exposição os professores coordenaram o trabalho de organização para a noite de encerramento. O currículo de todas as disciplinas é flexível para projetos como este e o aluno só tem a ganhar, pois aprende muito.
As tecnologias foram importantes, pois conseguimos desenvolver o trabalho de forma mais rápida com a pesquisa na internet e a organização dos livros de receitas. A professora de História usou o data show para a apresentação de slides sobre a cultura africana e os alunos em suas apresentações artísticas utilizaram o som para cantar e declamar poemas e músicas sobre o tema.
Mara Lusiane Matos

Nenhum comentário: