Páginas

11 de ago. de 2008

Texto construído a partir de leituras diridigidas

EUDCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA

EDUCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA? FOCO NO CONTEÚDO OU EM VALORES?


José Manuel Moran



Hoje, na educação, já não basta simplesmente transmitir conhecimentos, nossos alunos precisam acima de tudo afeto. Este afeto, que muitas vezes, não encontram nem na própria família, pois esta na maioria das vezes é desestruturada, ou então, os pais precisam trabalhar e não tem tempo para seus filhos, sendo este talvez o resultado do estilo de vida da sociedade contemporânea.

Muitas vezes percebemos a baixa auto-estima de nossos alunos, a falta de motivação, por isso é importante estimulá-lo, os alunos devem ser motivados e valorizados, dando-se atenção não só pelo que apresenta em provas e trabalhos, como também pelo que pensa e a forma que age em aula, no recreio e com os colegas, conhecendo-o como um indivíduo social e afetivo. Quem de nós não prefere um elogio, um estímulo a uma cobrança, então porque não agirmos assim em sala de aula?

Precisamos fazer com que nossos alunos voltem a sonhar, a ter esperanças.

Diz a frase: “Mais vale um gesto do que mil palavras.”, neste contexto o professor é um exemplo vivo de valores, e tudo o que demonstra sua presença, pode ser “imitado” pelo aluno. Certamente, o que faz o professor ser lembrado não é um conteúdo específico, mas sua maneira de falar, gesticular, enfim, seu comportamento.

Por isso, precisamos encarar a educação hoje em dia como uma conquista diária: em que professor e aluno aprendem juntos, buscando ganhar a confiança do aluno através dos exemplos (valores) do professor. Assim teremos alunos comprometidos com a aprendizagem e afetivamente melhores.



Nenhum comentário: