Páginas

31 de ago. de 2008

BROFFICE WRITER


O mais difícil talvez seja deixar o word de lado e começarmos a utilizar o writer, pois nos parece bastante simples, basta apenas nos habituarmos as novas palavras e ícones.

18 de ago. de 2008

O computador e a escola



"Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizem e da prática pedagógica?"
Cada vez mais é preciso se familiarizar com essa tecnologia e conhecer seus recursos. Os alunos vivem nesse meio tecnológico, muitas vezes, usam esta linguagem, e é preciso que o professor crie espaço para que os mesmo construam seus conhecimentos de forma mais prazerosa e significativa. O computador tem muitos recursos que possibilitam ao aluno não só receber um conhecimento, mas construí-lo, analisá-lo e divulgá-lo para todos. Além disso, através do e-mail pode-se socializar aprendendo a respeitar e valorizar a opinião e a mensagem do outro, formando também, um grupo de amigos.

17 de ago. de 2008

O olhar do educador

Esse vídeo foi trabalhado na escola Cícero, na reunião para a construção de nossa proposta pedagógica. Sugerimos que assistam esse vídeo, diz muito para nós educadores.

15 de ago. de 2008

O USO DO BLOG NA ESCOLA


Os blogs, ou diários on-line, são ferramentas importantes para melhorar não só o desempenho do aluno ao escrever, como também desenvolver seu senso crítico, pois no momento que o aluno está construindo suas postagens ele analisa, seleciona, pesquisa e reconstrói seu texto. Também, os trabalhos feitos em sala de aula, podem ser divulgados não só para a escola; o que antes se limitava a exposição em painéis, hoje, pode ser visto por qualquer internauta. Além disso, alunos e professores, acabam estreitanto laços, pois o aluno conhece melhor o trabalho do professor, pode comentar e trocar idéias, bem como, esclarecer dúvidas, não sendo restrito aos períodos de aula.

11 de ago. de 2008

Texto construído a partir de leituras diridigidas

EUDCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA

EDUCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA? FOCO NO CONTEÚDO OU EM VALORES?


José Manuel Moran



Hoje, na educação, já não basta simplesmente transmitir conhecimentos, nossos alunos precisam acima de tudo afeto. Este afeto, que muitas vezes, não encontram nem na própria família, pois esta na maioria das vezes é desestruturada, ou então, os pais precisam trabalhar e não tem tempo para seus filhos, sendo este talvez o resultado do estilo de vida da sociedade contemporânea.

Muitas vezes percebemos a baixa auto-estima de nossos alunos, a falta de motivação, por isso é importante estimulá-lo, os alunos devem ser motivados e valorizados, dando-se atenção não só pelo que apresenta em provas e trabalhos, como também pelo que pensa e a forma que age em aula, no recreio e com os colegas, conhecendo-o como um indivíduo social e afetivo. Quem de nós não prefere um elogio, um estímulo a uma cobrança, então porque não agirmos assim em sala de aula?

Precisamos fazer com que nossos alunos voltem a sonhar, a ter esperanças.

Diz a frase: “Mais vale um gesto do que mil palavras.”, neste contexto o professor é um exemplo vivo de valores, e tudo o que demonstra sua presença, pode ser “imitado” pelo aluno. Certamente, o que faz o professor ser lembrado não é um conteúdo específico, mas sua maneira de falar, gesticular, enfim, seu comportamento.

Por isso, precisamos encarar a educação hoje em dia como uma conquista diária: em que professor e aluno aprendem juntos, buscando ganhar a confiança do aluno através dos exemplos (valores) do professor. Assim teremos alunos comprometidos com a aprendizagem e afetivamente melhores.



Curso no NTE de Linux






Desde o dia 03 de julho de 2008, estamos freqüentando no NTE em Osório o curso de capacitação sobre LINUX, que nos oferecerá a base para trabalharmos com este sistema operacional e também uma atualização na área da Informática. O curso está sendo ministrado pelas professoras Sirlei e Silvana.